domingo, 14 de agosto de 2011

BOLO DE CHOCOLATE COM COCO


tempo de preparo:Mais de 1 hora

serve:5 ou mais porções

tipo de prato:Sobremesas

ingredientes

conversor de medidas

QtdeMedidaIngrediente
9Unidade(s)Ovos
9Colher(es) de sopaAçúcar
9Colher(es) de sopaFarinha de trigo
4Colher(es) de sopaCacau ou chocolate em pó
1Colher(es) de sopaFermento em pó
1Lata(s)Leite condensado
1Lata(s)Creme de leite
100Grama(s)Coco ralado
300Grama(s)Chocolate meio-amargo

modo de preparo

1.

Em um recipiente seco, peneire a farinha de trigo, o cacau em pó e o fermento. Misture tudo e passe pela peneira novamente. Reserve.

2.

Unte somente o fundo de uma assadeira redonda grande (27cm) com margarina. Não unte as laterais, para que o bolo fique retinho e não vire para dentro. Ligue o forno.

3.

Na batedeira, junte os ovos e bata por 5 minutos ou mais, até o volume triplicar. Acrescente, aos poucos, o açúcar. Bata mais 5 minutos, até virar um creme claro e fofo. Desligue a batedeira e, com a ajuda da peneira e um batedor de arame, vá a acrescentando a mistura de farinha+cacau+fermento. Não coloque tudo de uma vez, vá aos pouquinhos, peneirando e misturando delicadamente com o batedor.

4.

Coloque na assadeira e deixe assar entre 20 e 25 minutos. Quando der 20 minutos, faça o teste do palito e veja se há necessidade de deixar mais. Desenforme o bolo ainda morno e deixe esfriar.

5.

Enquanto o bolo assa, faça o recheio. Coloque o leite condensado e o coco ralado em uma panela e leve ao fogo, mexendo sempre. Quando começar a engrossar, junte metade do creme de leite. Misture bem e deixe esfriar.

6.

Corte o bolo em dois discos, no sentido horizontal. Volte o primeiro disco na assadeira e molhe com uma calda espessa, (feita com 1 copo de leite, 2 colheres de cacau em pó e um pouquinho de leite condensado, que você pode deixar reservado do recheio). Cubra com o recheio de coco e coloque o último disco, que também deve ser molhado com a calda. Leve à geladeira para resfriar e só depois cubra com a cobertura.

7.

Para a cobertura: pique o chocolate grosseiramente e leve ao micro-ondas, em potência média, durante dois minutos. Retire e mexa bem com uma colher. Se for necessário, volte ao micro-ondas até derreter tudo. Junte o creme de leite e mexa bem, até ficar lisinho e brilhante. Cubra o bolo e enfeite a sua maneira. Eu coloquei apenas três cerejas.

8.

Se você preferir, pode derreter o chocolate em banho-maria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário