quarta-feira, 6 de julho de 2011

PÃO DE CALABRESA


tempo de preparo:Mais de 1 hora

serve:5 ou mais porções

tipo de prato:Aperitivo

resumo

A bráz é famosa pelo seu pão de calabresa. Lá, ele é feito com linguiça artesanal e massa para pizza, além de ser assado em forno à lenha. Confira a receita da casa.

ingredientes

conversor de medidas

QtdeMedidaIngrediente
1,350Quilo(s)Massa para pizza dividida em 3 bolas
60Grama(s)Fermento biológico fresco
50Mililitro(s)Azeite de oliva extravirgem
1Colher(es) de sopaAçúcar
1,25Quilo(s)Farinha de trigo
650Mililitro(s)água mineral em temperatura ambiente
2Colher(es) de sopaSal
250Grama(s)Calabresa em fatias finas
1Pitada(s)Orégano
1A gostoAzeite de oliva para untar a assadeira

modo de preparo

1.

Coloque o fermento e o açúcar numa tigela e misture até virar um creme. Junte o azeite e o sal. Mexa com a ponta dos dedos e adicione a água. Incorpore a farinha aos poucos, mexendo com uma das mãos.

2.

São necessários de 10 a 15 minutos para incorporar toda a farinha. No começo, a mistura é líquida, porém vai engrossando aos poucos. O trabalho fica cada vez mais difícil e pesado, com a massa grudando na mão e parecendo que não absorverá tanta farinha. Insista.

3.

Continue trabalhando com a ponta dos dedos até a massa começar a se soltar da mão. Depois, siga usando as mãos até conseguir uma massa homogênea e lisa. Sem sová-la, amasse-a com delicadeza com a base das mãos.

4.

A massa terá atingido seu ponto quando estiver lisa. Neste momento, coloque-a em uma tigela, cubra-a com um pano e deixe-a descansar durante duas horas. Ou até dobrar de tamanho (rende um pouco mais de dois quilos).

5.

Faça bolas de 450 gramas e deixe cada uma delas descansar mais uma hora e meia em temperatura ambiente.

6.

Separe-a em três discos de 30 a 35 centímetros de diâmetro e coloque um deles sobre uma superfície lisa.

7.

Sobre o primeiro disco, distribua 1/3 das fatias de linguiça. Enrole como se estivesse fazendo um rocambole. Deposite o segundo disco de pizza na superfície lisa. Disponha mais fatias de linguiça por cima e uma pitada de orégano.

8.

Sobreponha o primeiro rolo no segundo e os enrole para aumentar o rocambole. Depois de repetir a operação pela terceira vez com o último disco, o pão estará pronto para ir ao forno.

9.

Coloque o rocambole final em uma forma untada com azeite e deixe descansar por três horas (a forma deve ser daquelas com um cone no centro).

10.

Leve ao forno médio (180° c) e deixe o pão assar até crescer e ficar bem dourado. Neste momento, já pode retirar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário